Ano Novo

Orlas do Rio terão reconhecimento facial no Réveillon 2024; entenda

Espetáculo com 800 drones promete surpreender o público

Show pirotécnico de 12 minutos contará com apresentação da Orquestra Sinfônica, na praia de Copacabana
Show pirotécnico de 12 minutos contará com apresentação da Orquestra Sinfônica, na praia de Copacabana |  Foto: Lucas Alvarenga

Câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial serão instaladas na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio; e na Orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Essa é uma das novas medidas implementadas na festa de Réveillon, neste fim de ano, servindo para identificar pessoas com mandados de prisão em aberto, e até mesmo placas de veículos roubados e furtados.

Em Copacabana, um show com 800 drones reproduzirá imagens de paz e esperança. Além disso, um show pirotécnico de 12 minutos contará com apresentação da Orquestra Sinfônica.

As informações foram fornecidas em uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira (26), por representantes do Estado e da Prefeitura do Rio.

“É um conjunto de câmeras de amparato tecnológico que vai estar sendo direcionado para o nosso Centro de Comando e Controle e todas elas passam pelo nosso banco de dados para identificar placas de veículos roubados e furtados e, efetivamente, o reconhecimento de pessoas com mandado de prisão em aberto”, afirmou o coronel da PM Marco Andrade.

O coronel confirmou que as forças públicas estão trabalhando para ter o Réveillon mais seguro do mundo e que em Copacabana terão 2,6 mil agentes.

Saúde

Na questão da Saúde, o Réveillon de Copacabana ainda contará com inspeções da Vigilância Sanitária, quatro postos médicos, 48 leitos, mais de 200m3 de área de atendimento médico, com ambulâncias avançadas e básicas, 50 poltronas de hidratação, 40 médicos, 31 enfermeiros, 32 técnicos de enfermagem nos postos médicos.

Segurança

A Secretaria da Mulher também irá atuar na festividade e todos os banheiros químicos serão adesivados com informações sobre violência contra a mulher e formas de pedir ajuda em quatro idiomas, sendo o inglês, o espanhol, o português e o francês, segundo Joyce Trindade, responsável pela pasta.

Agentes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal também estarão na rua com um efetivo de 1.240 agentes e 139 viaturas para a fiscalização da ordem pública e crianças terão pulseiras para em caso de se perderem.

Trânsito

Com relação ao trânsito, os bloqueios começam no dia 31 de dezembro às 7h com a implantação da área de lazer em Copacabana, em Ipanema e no Leblon. Às 14h, começaram as interdições para o Réveillon. Às 19h30, o bairro de Copacabana será bloqueado para veículos, exceto ônibus e táxis.

O Aterro do Flamengo também será bloqueado, junto com a Enseada de Botafogo. Às 22h, ocorrerá o bloqueio total do local, incluindo de ônibus e táxis. Às 5h da manhã, o tráfego é liberado. A ideia é que as pessoas não vão de carro por causa da falta de vagas.

A Operação Réveillon começa às 19h do dia 31 até às 5h do dia 1º de janeiro. Nesse período, todos os passageiros só utilizarão o cartão especial. Nesse dia, os trens da linha 2 irão funcionar da Pavuna até a General Osório/Ipanema durante os dias 31 e 1º.

As linhas 1 e 4 irão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Entre meia-noite e 7h da manhã, somente as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório e Jardim Oceânico apenas para embarque.

As policiais Militar e Civil irão trabalhar em conjunto para coibir arrastões e outros eventos. As delegacias de Copacabana, Ipanema e Leblon atuarão como central de flagrantes.

Com relação às câmeras corporais, os agentes devem atuar em trio e um deles, pelo menos, com as câmeras. Além disso, bombeiros, agentes da Lei Seca e da Conlurb irão atuar nas festas para manter a cidade segura e completa.

Shows

Em Copacabana, os shows serão de Nattan, Luísa Sonza, Glória Groove, Ludmilla e a Imperatriz Leopoldinense, campeã do Carnaval 2023, no Palco Copacabana Palace, já no Palco Samba, os artistas serão: Teresa Cristina, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Belo e a Viradouro, segunda colocada do Carnaval 2023. Além disso, haverá palcos com diferenciados shows no Flamengo, Praça Mauá, na Ilha de Paquetá, na Ilha do Governador, Madureira, em Ramos, na Penha, em Bangu, em Pedra de Guaratiba, Sepetiba.

Niterói

Indagados sobre o efetivo da Polícia Militar e dos bombeiros, os representantes informaram ainda não ter um número efetivo para atuação no município. A Polícia Civil, no entanto, confirmou o funcionamento durante as festividades.

“A Polícia Civil tem um planejamento para Niterói com o reforço na 76ª DP (Niterói) e na 77ª DP (Icaraí), que tem um grande número de pessoas por causa das festividades. Haverá um reforço de policiais civis para pronto atendimento. As delegacias do município estarão todas funcionando”, informou a delegada Raissa Celles.

< Mercado Municipal de Niterói vira patrimônio cultural do Rio Postos de gasolina são fechados por fraudes em Niterói e SG <